FICHAS DE IDENTIDADE DAS GLÂNDULAS DO SISTEMA ENDÓCRINO
ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA E SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1661Palabras clave:
ensino de fisiologia, sistema endócrino, fichas de identidade de órgãos, estratégia de ensino-aprendizagem, novo ensino médioResumen
O trabalho de temas da fisiologia humana permeia os currículos dos níveis da Educação Básica pressupondo que os estudantes compreendam o funcionamento do próprio corpo. O objetivo deste trabalho é relatar e discutir a experiência do preenchimento de fichas de identificação das glândulas do Sistema Endócrino (SE) por discentes do Ensino Médio. Para tanto, fizemos uso do método Sistematização de experiências, utilizando o diário de campo como dispositivo de coleta de dados. A proposta consistiu no preenchimento grupal de 7 fichas correspondente a glândulas do SE, de modo a representar, tal qual a cédulas de identidade, os órgãos em questão, indicando suas funções e relevâncias para a saúde. Conduzida a partir de uma perspectiva construtivista, a prática se inscreveu como um desafio com potencial de mobilizar mecanismos cognitivos para a construção do conhecimento. A sua resolução envolveu a pesquisa discente e a aplicação das informações na construção das fichas. Os resultados apontam para uma mudança na forma tradicional de ensino do SE, pois não se restringiu a aula expositiva, mas a um trabalho de construção, fomentando a ação dos educandos sobre os objetos de aprendizagem.
Palavras-chave: ensino de fisiologia, sistema endócrino, fichas de identidade de órgãos, estratégia de ensino-aprendizagem, novo ensino médio.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Derechos de autor 2025 Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues, Hilda Silva Ferreira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.