STEM EDUCATION: DEFINIÇÕES DO TERMO E SUA ABORDAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1004

Palabras clave:

STEM, Ensino, Química

Resumen

Para um melhor entendimento sobre os conteúdos de química e sua relação com o cotidiano dos estudantes, devem ser propostas situações em que as aulas ministradas estejam ligadas a situações do mundo real, resolvendo qualquer problema do dia a dia. STEM Education busca quebrar a barreira entre conteúdos disciplinares, fazendo com que os conceitos apresentados na disciplina sejam colocados em prática, promovendo aos estudantes um estudo mais amplo e dinâmico. Este trabalho busca apresentar uma definição conceitual sobre o termo “STEM” e sua relação com o ensino de química. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica utilizando os termos “STEM” e “Chemical education”, no período de março (2020) a dezembro de 2021, no Portal de Periódicos da Capes, no Educational Resources Information Center (ERIC) e também no periódico Journal of Chemical Education. Dos 609 (seiscentos e nove) artigos encontrados na busca, somente 20 (vinte) foram selecionados para categorização e análise. Através das análises feitas nos artigos em relação a definição do termo STEM, foi possível constatar que o mesmo pode sofrer alterações dependendo do nível de ensino onde é aplicado. O uso de STEM no ensino de química, quer seja segundo qualquer uma das concepções do termo, monstra que o pode professor trabalhar de uma forma individual desde que se relacione a tecnologia ou engenharia aos conteúdos básicos de química.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Aline Lima dos Anjos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Curso de Pós-graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Michelle Câmara Pízzato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre (IFRS-POA)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidad de Burgos (UBU). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre (IFRS-POA).

Publicado

2023-08-21

Cómo citar

Lima dos Anjos, A., & Câmara Pízzato, M. . (2023). STEM EDUCATION: DEFINIÇÕES DO TERMO E SUA ABORDAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(2), 07-22. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1004

Número

Sección

Artigos Científicos