O BÁCULO DE PETRUS RAMUS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DA VISÃO DE LICENCIANDOS EM FORMAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.1038

Palabras clave:

Báculo., Interface entre história e ensino de Matemática., Curso de extensão universitária., Formação inicial de professores.

Resumen

A interface entre história e ensino de Matemática permite produzir atividades pedagógicas mediante o tratamento de fontes históricas, como os antigos instrumentos matemáticos em vista de contemplar os propósitos docentes, fazendo adaptações e adequando os materiais para serem utilizados em sala de aula. Com isso, a necessidade de aplicar esses recursos com um determinado público se faz indispensável, posto que podemos perceber como eles se configuram dentro de um contexto pedagógico. Assim, por meio de um curso de extensão universitária, exploramos a reconstrução do instrumento báculo de Petrus Ramus (1515-1572), bem como seus conhecimentos matemáticos, contidos no documento histórico Via Regia ad Geometriam – The Way of Geometry. Logo, nosso intuito é apresentar as concepções de graduandos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em relação à tal aplicação e as potencialidades didáticas que emergiram ao longo da prática. Para isso, alicerçados nas metodologias do estudo de caso, da pesquisa participante e da pesquisa-ação, destacamos elementos de ordem qualitativa, posto que o processo e o desenvolvimento da vivência desencadearam ações que foram discutidas demasiadamente. Ao final do curso, os estudantes alegaram que o báculo é um potencializador didático, que incorpora conhecimentos presentes no ensino de Matemática.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Publicado

2023-04-28

Cómo citar

Brito da Silva, F. H. ., Costa Pereira, A. C., & de Sousa Batista, A. N. . (2023). O BÁCULO DE PETRUS RAMUS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DA VISÃO DE LICENCIANDOS EM FORMAÇÃO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(1), 317-329. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.1038

Número

Sección

Relato de Experiência