O USO DO ESTUDO DE CASOS COMO ATIVIDADE CRIATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1709

Palabras clave:

jogo de inferências, criatividade, formação inicial

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma proposta de atividade criativa para auxiliar futuros professores na elaboração de estudos de caso a partir de um jogo de inferências. Para isso, são apresentados os casos elaborados em uma disciplina sobre ensino CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a formação de professores de um curso de Licenciatura em Química, construídos a partir de um jogo comercial em formato de livro-caixinha® chamado Jogo das Inferências. Foi possível verificar que o emprego do jogo como ponto de partida para a escrita dos casos facilitou e impulsionou discussões e ideias durante a prática. Os discentes produziram bons casos com temáticas voltadas para os aspectos socioambientais. Este trabalho torna-se relevante por trazer uma abordagem diferenciada para estimular os estudantes a compreenderem o processo de escrita criativa e resolução de casos para suas futuras aulas.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ingrid Derossi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil

Docente do curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Campus Universitário de Iturama. Mestre e Doutora em Educação Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua nas áreas de História da Ciência, Atividades Criativas e Divulgação Científica. 

Fernanda de Faria, Universidade Federal de São João del-Rei, Brasil

Docente do quadro permanente da UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei. Atua no Departamento de Ciências Naturais. Possui graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrado e Doutorado em Química, área de concentração em Educação Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como docente do quadro permanente da UFSC. É líder do Grupo de Pesquisa História da Ciência, Ensino e Produção de Material Didático (GHICEM), pesquisadora no Núcleo de Estudos em História da Ciência e no grupo de Pesquisa Co(m)textos. Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos socioeducativos e práticas escolares (PPEDU). Tem experiência na área de Ensino de Química. Linhas de pesquisa de interesse: Estratégias de Ensino Diferenciadas no contexto da Educação Básica, Pedagogias Diferenciadas, A abordagem do conteúdo químico no Ensino Fundamental, História da Ciência e Ensino.

Publicado

2025-05-14

Cómo citar

Derossi, I., & Faria, F. de . (2025). O USO DO ESTUDO DE CASOS COMO ATIVIDADE CRIATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA . Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 407-419. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1709

Número

Sección

Relato de Experiência