A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA EM TESES E DISSERTAÇÕES (2005-2021)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.651

Palabras clave:

História e Cultura Africana, Educação em Ciências, Educação Antirracista

Resumen

Trata da Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências a partir de um levantamento bibliográfico em produções acadêmicas. Objetiva apresentar um mapeamento de teses e dissertações nacionais que abordem a presença das relações étnico-raciais no ensino de ciências e revelar o que tem sido produzido sobre a interface entre as questões raciais e a educação em ciências. Para isso, realizamos uma pesquisa do tipo bibliográfica a partir da Revisão Sistemática da Literatura tendo como fonte de dados teses e dissertações obtidas em bancos de dados informados pelos programas de pós-graduação. Os dados foram analisados seguindo a metodologia da Análise Textual Discursiva. Encontramos no período delimitado (2005 a 2021) um quantitativo ainda pequeno de produções sobre a temática, mas esse cenário vem mudando conforme a consolidação de mais pesquisas e estudos sobre as relações étnico-raciais que vem sendo realizados. Pudemos verificar abordagens e metodologias propostas para inserir as relações étnico-raciais no ensino de ciências tanto na formação de professores quanto no currículo da educação básica. Concluímos que com as produções científicas há possibilidades de construção de arcabouços teóricos, metodológicos e práticos para discutir de forma pedagógica a história e cultura africana e afro-brasileira e suas contribuições ao desenvolvimento do conhecimento humano.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Jéferson Evangelista dos Santos, Univerdade Estadual de Santa Cruz

Graduado em Licenciatura em Pedagogia (2020) pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Mestrando em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UESC, na linha de pesquisa em formação de professores de ciências e matemática. Tem experiência na docência do ensino fundamental a partir da atuação como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2017-2018), e no Programa de Residência Pedagógica (2018-2020). Membro do Grupo de Pesquisa em Temas Atuais para o Ensino em Ciências (TAEC/PPGECM/UESC). Foi membro do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação - GRUPPHED/UESC (2019-2020). Foi membro do Comitê de Pós-Graduação (2021) da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UESC, como representante dos mestrandos. Interessado nos seguintes temas: inclusão escolar; dificuldades de aprendizagem; formação de professores; didática; ensino de ciências e relações étnico-raciais.

Christiana Andréa Vianna Prudêncio, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Graduada em Pedagogia Plena pela Universidade Camilo Castelo Branco de Descalvado (2005). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, na área de Metodologia de Ensino, na linha Ensino de Ciências e Matemática (2009). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Possui experiência na área de Educação atuando principalmente com os seguintes temas: formação de professores, Educação CTS, relações étnico-raciais e ensino de ciências. Atualmente trabalha como professora adjunta da área de ensino do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Santa Cruz em Ilhéus/BA. 

Publicado

2023-04-28

Cómo citar

Evangelista dos Santos, J., & Vianna Prudêncio, C. A. (2023). A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA EM TESES E DISSERTAÇÕES (2005-2021). Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(1), 98-123. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.651

Número

Sección

Artigos Científicos