ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.661

Palabras clave:

Relato de experiência, Educação na pandemia, EJA

Resumen

Neste relato de experiência, destacaram-se as percepções adquiridas durante a realização do Estágio Supervisionado em Ciências, conduzido em uma instituição de ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O propósito do estágio consistiu em alcançar uma compreensão prática do ambiente de docência, bem como das complexidades inerentes à profissão docente. O cerne deste artigo reside na análise da metodologia subjacente ao projeto de intervenção didática, que foi desenvolvido e implementado durante o estágio. Paralelamente, foram discutidos os obstáculos identificados no processo de concretização desse projeto, delineando possíveis justificativas para os desfechos observados. Adicionalmente, abordaram-se os aspectos sociopolíticos que permeiam a modalidade EJA, realçando a relevância do estágio curricular no âmbito da formação de licenciandos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Pedro Costa, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná e mestrando em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável (Linha de pesquisa: Biologia e Ecologia de Organismos Aquáticos) pela mesma instituição. Pós-graduando Lato Sensu em Currículo, Didática e Metodologias Ativas. 

Tiago Venturi, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). Graduado em Ciências Biológicas (Bal./Lic.) pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Professor do Magistério Superior (Adjunto) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE/UFPR). Pesquisas e interesses em: Educação em Saúde, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade, Didática das Ciências, Formação de Professores, Prática Pedagógica, Conhecimentos Profissionais Docentes, Educação Científica e Ensino de Ciências, Saúde e Meio Ambiente.

Publicado

2023-12-22

Cómo citar

Costa, P., & Venturi, T. (2023). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 466-481. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.661

Número

Sección

Relato de Experiência